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Conselhos práticos para emagrecer

Perder peso não é só questão de estética. É assunto de saúde. Veja alguns conselhos práticos e comece a emagrecer agora mesmo.


  As gorduras ou tecido adiposo se dispõem de forma natural debaixo da pele e ao redor das vísceras, de uma maneira discreta, seguindo uma lei fisiológica. Na obesidade, esta capa de gordura aumenta excessivamente, se constituindo em enfermidade.
O organismo saudável deve ter um perfeito equilíbrio; não ser obeso nem demasiadamente magro. O obeso resiste pouco às enfermidades e está exposto a complicações pulmonares, cardíacas, etc.
  A seguir, apresentamos uma série de conselhos práticos para quem deseja perder peso.

1. Evite frituras. Use óleos vegetais em quantidade moderada.

2. Alimente-se em horários certos e não pule refeições; do contrário, comerá muito mais.

3. É da maior importância servir-se de um bom desjejum. Essa refeição é um “acelerador metabólico”, o organismo precisa de fluídos e diversos nutrientes para “arrancar”. Graças ao desjejum, basta uma fruta no meio da manhã para você chegar ao almoço com fome controlada.

4. Quando estamos em jejum, aumenta a absorção de doces pelo intestino. Procure evitá-los pela manhã (e no resto do dia também!).

5. Procure não se alimentar vendo televisão, lendo ou enquanto fala ao telefone. Você perde a noção de quantidade.

6. Ao sentar-se para a refeição, sirva-se de porções pequenas. Depois, se imprescindível, repita.

7. Policie a velocidade ao comer; descanse o talher no prato entre cada garfada. É curioso: quanto mais devagar, maior a rapidez com que matamos a fome. Explicação provável: o cérebro demora 20 minutos para acusar saciedade. Uma refeição deve durar, portanto, de 20 a 30 minutos. Mastigue cada bocado ao menos dez vezes para saborear, sentir o perfume e melhor aproveitar a comida.

8. Comece a refeição com saladas e carboidratos. Além de diminuir a vontade de comer pratos gordos, a longa mastigação da salada, trará o sentido de saciedade. E provavelmente você ficará alegre com uma fruta
ou um pouco de iogurte de sobremesa.

9. Levante-se da mesa assim que terminar a refeição.

10. Em casa, a passeio ou durante as compras, evite refrigerantes. Prefira sucos de frutas puros, naturais, ricos em vitaminas. Mas não os adoce.

11. Caminhe todos os dias. Especialistas comprovaram que apenas 30 minutos diários de caminhada ajudam a emagrecer.

12. Exercícios efetivos para queimar calorias são os contínuos. Se você pretende perder 10% do seu peso, terá que se mexer de 200 a 400 minutos por semana, provavelmente. Com os movimentos a gordura abandona as células adiposas, onde se armazenam, dirigem-se ao fígado através da corrente sangüínea e são queimadas.

13. Renuncie aos elevadores e escadas rolantes. Subir escadas queima calorias e exercita as pernas.

14. Procure estabelecer objetivos quanto ao seu comportamento alimentar. Por exemplo, se você adora aquele bolo, procure disciplinar-se; substitua-o por uma saborosa fruta.

Vale a pena o esforço para fazer justiça ao seu corpo.



Dra. Vilma Juraski
Nutricionista pós-graduada em nutrição funcional pela UFPR. Formada em tratamentos naturais e iridologia no Centro de Estudios Naturistas, Barcelona (Espanha).

Nutriclin
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